Nosso objetivo é capacitar o Cirurgião-Dentista para o oportuno diagnóstico, prevenção, intervenção e correção das alterações funcionais e estruturais do complexo maxilofacial. Fornecer alternativas terapêuticas para tal fim, por meio de métodos e recursos contemporâneos e sustentados pela literatura odontológica vigente.
É a especialidade que tem como propósito prevenir, oferecer condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional, e tratar as maloclusões e suas consequências físico-funcionais através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crâniomandibulares e/ou remoção de hábitos deletérios, através de estímulos de diversas origens que provoquem estas respostas, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos.
Podendo também fazer uso da supervisão da evolução de desenvolvimento do sistema estomatognático, intervindo quando possível e necessário, fazendo uso de recursos terapêuticos funcionais, inclusive a orientação mastigatória.
Apresenta como princípio fundamental a utilização de aparelhos removíveis que produzem estímulos neurais que, por sua vez, respondem remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema estomatognático.